QUANDO A ASSESSORIA PASSOU A SER ALGO NÃO SÓ ALÉM, MAS DIFERENTE DO CERIMONIAL
Compartilhe
29 de Agosto de 2020 completamos sete anos de empresa, que a princípio pode parecer muito pouco, principalmente quando encontramos dentro de um mercado consolidado como o de Recife, grandes empresas com mais de 10, 20 anos de história e empreendimento. Mas, considerando que o serviço de assessoria de casamentos não era nada de como vemos hoje, conseguimos entender que esses 07 anos é sim muita coisa, afinal, partimos de um serviço nada valorizado, esquecido, com falhas e muitas vezes menosprezado não só por noivas que sempre questionavam “e eu preciso de um cerimonial?”, mas também pelos próprios fornecedores, uma vez que a casa de festa ou o buffet funcionavam como grandes orientadores dos noivos no planejamento do casamento.
E foi enxergando essa deficiência, ainda em 2012 quando organizei sozinha o casamento do primo do meu marido, que morava em Manaus/AM com sua noiva, e planejavam o casamento em Maracaípe/PE, que abrimos nossa empresa um ano depois, em 29 de Agosto de 2013, após ter estudado todo o mercado, entrevistado noivas que já haviam casado e que estavam organizando o casamento, e visto que poderíamos fazer o serviço de assessoria diferente do que existia, e entendam diferente, MAIS ATIVA!
Assim como em uma única empresa podemos ter o serviço de fotografia e filmagem, em uma mesma empresa também podemos encontrar o serviço de assessoria e cerimonial, e é assim no país todo, mas de uma forma muito singular, e ainda única, enxergo que ASSESSORIA E CERIMONIAL são coisas DISTINTAS, e apesar de poderem ser realizadas por uma mesma empresa, ambos os serviços conseguem crescer em qualidade, técnica, participação, quando são feitas por empresas distintas.
E digo isso com muita tranquilidade, pois há 07 anos trabalhando exclusivamente com assessoria de casamentos, e exclusivamente apenas com festas de casamentos, vejo o quanto o trabalho de um assessor ganhou credibilidade no mercado de Recife. Antigamente, o primeiro contrato da noiva era a casa de festa ou o buffet, e a partir daí os noivos caminhavam sozinhos no planejamento. O cerimonial era mais um fornecedor, que ajudava os noivos quando solicitado, ou nos meses mais próximos ao do casamento, o que ainda hoje existe, conhecido melhor como assessoria parcial ou passiva.
Para mim, diante da proporção das festas de casamentos nos tempos atuais, é muita responsabilidade, pra não dizer arriscado, noivos, pais e/ou familiares/amigos assumirem essa organização sem nenhuma experiência. Claro que uma vez que você contrate fornecedores competentes, experientes, comprometidos, eles farão de tudo pra que no dia dê certo, e de uma forma ou de outro, o cerimonial que fez a assessoria parcial terá que assumir essa coordenação mais próxima ou no dia do casamento, para justamente cobrir os buracos que naturalmente os noivos, por falta de conhecimento técnico e experiência deixaram, para que não aconteça nenhum problema no dia, como esquecimento, falta de alinhamento, incongruências.
Não consigo enxergar parcialidade em uma organização de uma festa de casamentos. Hoje, a assessoria é e deve ser o primeiro contrato, para planejamento do casamento de forma a literalmente organizar planilhas, cronogramas mensais, indicar fornecedores específicos para aquela proposta e orçamento, e ajudar ativamente os noivos não só nas pesquisas, mas também ajudando nas negociações e otimizando tempo a partir do momento que não deixa passar nenhum item que precise pra festa, ou nenhum item que dependa um do outro, e tantos outros detalhes importante que o assessor de casamento vai costurando dia a dia.
A importância de um assessor de casamentos vai muito além das indicações, na verdade, se eu pudesse dizer 10 funções de um assessor de casamentos, a de indicar seria a última. Já notou que basta você dizer que está noiva que todas as pessoas começam a lhe indicar coisas? O assessor de casamento ele vai muito além! Além de indicar os fornecedores, além de responder seus whatsapps com dúvidas, além de te acompanhar em reuniões. Uma assessoria de casamentos que preste a fazer uma consultoria de planejamento de um casamento de forma profissional, ela inicialmente estuda os sonhos do cliente, adequa esses sonhos conforme seu orçamento, alinhando expectativas. Cria uma planilha de estimativa de custos e faz um cronograma mensal com todo o passo a passo não só de forma didática, mas ainda o acompanhamento na evolução dos contratos, sem perdas de tempo ou sem precisar fazer aditivos, revisões de contratos, por estar fora de uma ordem lógica de contratações. Uma assessoria de casamentos acompanha desde a prova do sapato até a visita técnica, não só como forma de tentar adequar cada detalhe a proposta do casamento como um todo, para que todos os detalhes estejam coerentes entre si, mas também é uma forma de estar mais próximo aos noivos, familiares, e dessa forma, conseguir prestar com mais qualidade e propriedade sua atividade de coordenador de festa no dia do casamento. É esse acompanhamento dos sonhos, e também das frustrações, que faz com que nós assessores de casamentos sejamos a ponte ideal entre fornecedores e noivos, de forma a fazer com que o mercado cresça juntos. Não adianta trabalharmos apenas com a expectativa dos sonhos dos noivos se esses sonhos não estão alinhados às capacidades daquele fornecedor que irá executar os serviços.
No dia que entendermos que não existe hierarquia dentro de um planejamento de casamentos, ou seja, não são os noivos que mandam, não é o assessor que manda, e sim, o que existe é um alinhamento de expectativas entre aquele que sonha e paga, e aquele que é pago para realizar esse sonho, mas dentro da sua realidade empresarial de realizar esse sonho de forma justa para àquela empresa, o mundo de casamentos muda!
Mas o mundo de casamentos vem mudando...
Desde que comecei com a assessoria sem cerimonial, o cerimonial é visto de forma mais independente e mais importante. A assessoria tem sido vista finalmente como um grande alicerce e ponte de congruência entre noivos e fornecedores..
Mas ainda hoje é difícil dos noivos entenderem a importância da independência desses serviços, assim como os cerimonias não veem de forma muito amistosa o quanto nós assessores podemos AGREGAR SEM SEGREGAR.
Continuamos na luta, 07 anos depois, como se fosse o ANO 01, mas não estou cansada de defender minha assessoria autônoma, assim como também não estou aqui pra lhe convencer dela!
Esse blog vem como forma de mecanismo de voz para passar informações. O que mais sinto falta no mercado de casamentos são de noivos informados das suas possibilidades, informados de que A e B são possíveis, e não só AB, e dessa forma, terem autonomia de escolha, da melhor forma possível, afinal, casamento é isso; é enxergar que aquele serviço é o ideal, seja ele pelo serviço em si, pelo produto, ou pela afinidade. Sonho é único! E não existe receita de bolo pronta não.
O que importa é formar um time que não esteja no seu casamento por uma vaidade empresarial, mas por um amor em realizar simplesmente o casamento e fazer o que tiver que fazer por ele, ou por qualquer outro, porque seu sucesso, é o dele! E se seu sucesso não for o nosso, pelo menos foi o seu! Nós nos realizamos mesmo assim.
Um desabafo de uma assessora que luta todos os dias pra fazer diferente, e se realiza a cada dia...
Com carinho,
Clarissa Cunha